Importância da Doação de Corpos

 

Anatomia humana é o estudo da estrutura do corpo. O conhecimento desta disciplina é fundamental na formação básica de profissionais que atuam na área de saúde e biológicas, tais como: médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e muitos outros. Em última análise, as habilidades e os conhecimentos adquiridos a partir do uso de corpos doados desempenham papel crucial na formação de profissionais altamente capacitados e diretamente beneficiando os futuros pacientes.

Inclusive, a disciplina de anatomia é ofertada no primeiro ano dos cursos de graduação e serve como base para disciplinas relacionadas, como biologia celular, histologia, embriologia, fisiologia, biofísica, zoologia comparada e outras.

De acordo com texto publicado pela University of South Dakota (Estados Unidos) o cadáver serve como primeiro paciente de nossos alunos, ensinando-lhes respeito e profissionalismo. Os livros e modelos didáticos só conseguem transmitir aos graduandos cerca de 80% do que eles precisam aprender sobre a anatomia humana e, os 20% restantes devem ser aprendidos na prática com cadáveres.

É por isso que o “Programa de Doação de Corpos” é tão relevante para as aulas de anatomia humana. Desde 2007, foi instituído o Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres (CEDC) o qual está comprometido com a excelência em pesquisa e educação e tem como foco principal angariar e distribuir cadáveres humanos para fins de estudos nas Instituições de Ensino Superior do Paraná.

Se você considera a opção de doar seu corpo ou de um familiar, saiba que a necessidade é grande e que seu presente vai ser valorizado e respeitado. Sua doação irá desempenhar um papel fundamental para ajudar os nossos estudantes a desvendar e conhecer a complexa anatomia do corpo humano e irá fornecer aos pesquisadores ferramentas essenciais para ajudar os nossos pacientes de amanhã.

Nós, professores de Anatomia Humana, somos muito gratos a todas as pessoas que doaram seus corpos para a ciência.

Se você quiser tirar dúvidas ou saber mais sobre o Programa de Doação de Corpos promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa escreva para o e-mail doacaodecorpos.uepg@outlook.com ou ligue para (42)3220-3101.

Julianne Milléo

Profa de Anatomia Humana

UEPG