MEXT oferece bolsas para estudar no Japão

Bolsas para alunos de todo o mundo estudarem no Japão são ofertadas pelo Governo Japonês através do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia (MEXT).  

A bolsa, nas modalidades de Pesquisa, Graduação, Técnico Superior e Curso Profissionalizante, inclui passagens de ida e volta; isenção total de taxas de matrícula e mensalidade da Instituição de Ensino; curso inicial de língua japonesa de seis meses à um ano, dependendo da modalidade escolhida; e uma bolsa mensal durante o período do curso.

A oportunidade não é restrita aos descendentes de japoneses, e, no caso da Bolsas de Pesquisa (Pós-Graduação), existe a chance de aprovação mesmo para quem não tem conhecimento da língua japonesa.

Os principais requisitos são:

  • Ter a nacionalidade de países que mantêm relações diplomáticas com o Japão (para inscrição em Curitiba, ter nacionalidade brasileira);
  • Ter nascido após 2 de abril de 1985;
  • Ter no mínimo Formação Superior (Bacharelado ou Licenciatura), ou estar apto a se formar até março de 2020;
  • Ter iniciativa para estudar a língua japonesa,  interesse pelo Japão e intenção de continuar seus estudos sobre o país;
  • Ter boa saúde

O Processo Seletivo é feito através de análise de documentação, prova escrita (japonês e inglês), análise de Projeto de Pesquisa e entrevista. A duração é de 2 anos, tendo a possibilidade de ingressar em curso de mestrado e/ou doutorado, caso tenha interesse e seja aprovado na seleção.

As inscrições são gratuitas e foram iniciadas no dia 2 de maio para Pesquisa (Pós-Graduação). Nas demais modalidades, terá início no dia 3 de junho. Os interessados devem encaminhar os formulários e a documentação necessária para o Consulado Geral do Japão em Curitiba, que fará a seleção dos candidatos. As inscrições podem ser feitas diretamente na recepção do Consulado ou via correio (em caso de cartas, não serão aceitas as que chegarem após o término da inscrição). Não serão aceitas as inscrições enviadas por e-mail.

Demais informações e formulários acesse.