ACADÊMICOS UEPG – Mobilidade Out

Acadêmicos da UEPG podem participar de mobilidade no exterior em:

  • instituição estrangeira (universidade/empresa) conveniada com a UEPG;
  • instituição estrangeira (universidade/empresa) sem convênio com a UEPG;

FASE I:

Inscrição: Para programas com a concessão de bolsa é necessário se inscrever conforme regras estabelecidas em Edital de seleção vigente realizado pela UEPG e divulgado em www.uepg.br e em www3.uepg.br/eri

Para programas de mobilidade sem concessão de bolsa a ser realizado em instituições estrangeiras conveniadas ou sem convênio é necessário se inscrever junto à instituição pretendida e aguardar o recebimento da CARTA DE ACEITAÇÃO e do PLANO DE ESTUDOS aprovado pela instituição.

 

FASE II:

Solicitação de Afastamento

  • Sem este processo, a mobilidade é considerada irregular. Para protocolar este processo você deverá preencher o Formulário de Afastamento Acadêmico, anexando os Documentos para solicitar afastamento para o exterior e dirigir-se ao Protocolo Geral da UEPG.
  • Antes de realizar a mobilidade leia atentamente a Resolução CEPE Nº 054-2014 que versa sobre o Regulamento do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional – PROMEI. Esta resolução, além de dispor sobre os seus direitos, como o de ter equivalência em matérias, dispõe sobre a necessidade de protocolar um Processo de Afastamento antes de realizar a mobilidade.

Seguro Saúde

  • A UEPG exige que os acadêmicos possuam seguro de saúde para realizar mobilidade.

**Para acadêmicos que irão realizar mobilidade em PORTUGAL, CABO VERDE OU ITÁLIA

  • O governo brasileiro possui Acordos Internacionais de Previdência Social com estes países que autorizam que os brasileiros retirem gratuitamente o “Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM)”. O CDAM garante a prestação de assistência médica da rede pública aos segurados em viagem ao exterior. Para retirar este documento, entre em contato com o Ministério da Saúde, em Curitiba.
  • Há requisitos, entre em contato com o Ministério da Saúde para saber mais.
  • A UEPG aceita este certificado como equivalente a apólice de seguros.

Passo a Passo – Como solicitar um visto de estudante F1 – J1 – M1 – EUA