O VI Congresso Latin American Research Network on Ageing (LARNA) refere-se a um marco de cooperação nacional e internacional entre grupos de investigadores e universidades com pesquisas sobre o envelhecimento e o idoso. Em sua sexta edição, o congresso pela primeira vez será realizado no Brasil, na Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná, a qual destaca-se no cenário nacional por ser uma das instituições pioneiras no país a ofertar o Programa Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI). O VI LARNA ocorrerá entre os dias 4 a 7 de outubro de 2016.

A Associação Brasileira das Universidades Abertas para a Terceira Idade (ABRUNATI) organiza o II Congresso Internacional da ABRUNATI, o qual vem somar esforços com o LARNA propiciando um debate sobre a temática Políticas Públicas, diversidade e empoderamento do idoso no contexto atual.

A intenção deste evento é integrar diferentes perspectivas das universidades e instituições sociais e políticas, responsáveis por ações que incidem na formação dos idosos, num processo de atualização, conscientização, empoderamento, reconhecimento e aquisição de novos papeis sociais.

Abre-se também a oportunidade para professores e investigadores de diferentes áreas do conhecimento para um processo reflexivo no qual seja possível discutir investigações, resultados, experiências e propostas em consonância com as temáticas do evento, que se congrega numa perspectiva multicultural e interdisciplinar. Pretende-se então, avançar nas discussões e ações relativas aos  idoso, pautados em bases científicas, que superem o superficialismo do senso comum, buscando alcançar o processo de reconhecimento social do idoso e da velhice na sociedade contemporânea.