I Workshop de Cuidados Paliativos

Neste último sábado (11/11/2017), foi realizado o ‘I WORKSHOP DE CUIDADOS PALIATIVOS’. O evento foi organizado pela oncologista clínica, Dra Cinthya Koehler, e pela representante do SEBISA, Fabiana Postiglione Mansani, em parceria com o orgão acadêmico IFMSA-Brazil. Foram ministradas palestras e discussões sobre o tema e sobre sua importância na conduta e terapêutica médica frente ao prognóstico dos pacientes.

O Workshop começou com a palestra ‘O que são cuidados paliativos?’ comandada pela Dra Cynthia Koehler, que fez uma introdução sobre o assunto para dar lugar à discussões mais complexas com “Diretivas Antecipadas da Vontade e Direito: como acolher a última vontade do paciente” pela palestrante Drª Scheila Barbosa e “Finitude: a Minha e a Sua. Quem tem Medo de Morrer?” pela psicóloga Dra Deuza de Avellar.

As apresentações debateram sobre quão importante são os cuidados adequados com os pacientes nos seus momentos finais, respeitando a vontade destes e de suas famílias, e exemplificando situações onde os cuidados paliativos foram fundamentais para melhorar o conforto físico, psicológico e espiritual do individuo e dos que o cercam.

O evento foi realizado durante a manhã de sábado, no auditório do complexo ISPON, e contou com a presença de acadêmicos e profissionais de várias áreas da saúde.

foto1foto2foto3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *