Sebisa recebe calouros com Cerimônia do Jaleco

Os novos alunos do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) da UEPG participaram da cerimônia do jaleco que tem como objetivo despertar no aluno o profissionalismo e o compromisso com a ética.

IMG_0035_1 IMG_0396 IMG_0461 IMG_0490 IMG_0542 IMG_0579 IMG_0596 IMG_0619 IMG_0644

A entrega da vestimenta branca que faz parte do cotidiano dos profissionais da área da saúde caracteriza a solenidade da Cerimônia do Jaleco que recebe, nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, os alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Odontologia do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) da UEPG. Como parte da programação de ‘Acolhida ao Calouro 2018’ e da abertura do ano letivo da instituição, a cerimônia ocorre, às 10h, 14h e 19h, no Prédio do PDE, no Campus de Uvaranas. A recepção aos novos acadêmicos destaca na solenidade a importância e o compromisso de se valorizar as ações acadêmicas e o comprometimento com os estudos e os valores em direção à formação profissional na área escolhida, como destaca Fabiana Postiglione Mansani, diretora do Sebisa.

No ato simbólico e de confraternização do começo da caminhada para a construção de uma carreira na área da saúde, a professora Fabiana ressaltou o significado do compromisso com o curso como condição fundamental para todos que iniciam sua jornada de estudos, pesquisa e extensão na UEPG. A diretora do Sebisa em sua reflexão disse: “Não há profissional bem formado desvinculado da ética”. Para Fabiana, a  vivência acadêmica deve ser pautada na responsabilidade e no respeito com o curso, professores, comunidade – e estrutura física da instituição. A professora marca a satisfação em recepcionar os calouros do Sebisa, registrando: “É gratificante ver que em meio às dificuldades diante do caos social em que vivemos ainda há jovens procurando formação de qualidade e com a vontade de ser e crescer não só na vida pessoal, mas como profissionais para contribuir com as diferentes áreas da sociedade”.

Com a colocação de que os novos calouros chegam trazendo luz e colorido ao Sebisa, a professora ressaltou que o momento se definia como uma etapa de vida e um encontro com a responsabilidade. “Vocês agora são donos do próprio futuro que está relacionado com o Setor de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPG. Serão anos de mudanças, desafios e de conquistas porque com persistência daqui a quatro anos estarão exercendo atividades profissionais nos espaços do mercado de trabalho da área”. Fabiana Mansani também ressaltou a necessidade de cada um aproveitar ao máximo os espaços de conhecimento oportunizados pela instituição – e considera que depois da formação nesta primeira etapa possam permanecer na UEPG para outros momentos de qualificação, a exemplo do mestrado e doutorado. Durante sua exposição, a professora relatou aos novos alunos os diversos espaços de formação proporcionados nas atividades do Sebisa.

Viver a UEPG

Ao dar as boas vindas aos novos alunos do Sebisa, o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas registrou o valor da oportunidade conquistada por cada em suas escolhas de área de formação profissional. O Reitor apresentou a UEPG aos calouros em números e conquistas que, ao longo dos anos de sua história colocam a instituição entre as melhores do país – e com presença de respeito em índices internacionais voltados ao ensino superior. Ainda fez questão de acentuar a responsabilidade em se estar em uma universidade pública – e se preparar nos anos de formação para responder com firmeza aos desafios que a sociedade impõe aos profissionais de diferentes áreas. Carlos Luciano também acentuou que nos anos de estudos na instituição todos aproveitem para viver os espaço da UEPG – e que abracem e estejam presentes em todas as promoções acadêmicas de cada área – e também de eventos que fazem o calendário de atividades da UEPG.

Ética e Juramento

Antes de iniciar a cerimônia do Jaleco, a diretora do Sebisa registrou que o momento tinha sua história na abertura do ano letivo de 2015/2016 do curso de Medicina, quando ocorreu, pela primeira vez, a Cerimônia do Jaleco. Disse que o seu objetivo é despertar no aluno o profissionalismo e o compromisso com a ética. Neste aspecto, estão presentes atitudes que contribuem para a formação de profissionais éticos, críticos e humanos, capazes de atuar nas diferentes áreas, com responsabilidade social e comprometimento com a defesa da cidadania e da dignidade humana. A cerimônia é uma tradição que tem desenvolvimento em universidades brasileiras e de outros países. Durante o ato simbólico, os alunos prestam o juramento de cumprir suas obrigações como profissionais com responsabilidade, respeito e honestidade.

A bateria Atlética de Odontologia da UEPG fez uma apresentação antes da cerimônia em que os novos alunos vestem os jalecos e, em seguida, fazem o juramento. As acadêmicas Annyliese Serrano e Isabel Dzulinskido (terceiro e quinto ano) conduziram o juramento do curso de Odontologia; enquanto o curso de Farmácia teve a presença das acadêmicas do segundo ano Letícia Binhara e Isabela Nachinski. A cerimônia prosseguiu com o juramento do Bacharelado de Educação Física por Gabriel Casanova, aluno do terceiro ano do curso. As acadêmicas Hallana Maiara Canha e Pamela Pontarolo (2º ano) fizeram o juramento do Bacharelado em Ciências Biológicas. A leitura do juramente de Enfermagem foi feita pela acadêmica Kamila Giulina Bail, do terceiro ano do curso. Na parte da tarde, às 14h, ocorreu o juramento da Licenciatura em Biologia por Luiz Artur Feola, do segundo ano do curso.

Realização de um Sonho

Para Aline Vieira de Araújo, nova acadêmica do curso de Odontologia, a participação na cerimônia do Jaleco representa a realização de um sonho – e o início de um futuro. Na solenidade, a aluna diz que fez a leitura da responsabilidade em se manter firme na condução de seus estudos para vencer todas as etapas rumo à sua formação profissional. “Eu vejo aqui o começo de um futuro que deve se realizar no atendimento responsável e ético a todos aqueles que necessitarem ou estiverem envolvidos com as atividades da área”.

Ao chegar ao curso de Enfermagem, Bruno Abel Resende Silva trata da cerimônia do jaleco como um espaço de orgulho em fazer parte da UEPG. O aluno frisa o sentimento de respeito em ver o reconhecimento positivo e de comprometimento da instituição na formação de profissionais capazes de exercer com qualidade e ética seus compromissos nos espaços de trabalho. “Eu sinto gratidão por ter tido a oportunidade de estar nesta universidade que representa e realiza muito para a sociedade”.

Fonte: portal UEPG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *