Licenciatura em Ciências Biológicas

Matriz Curricular


Histórico do Curso

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPG foi criado em 09/09/1986  por uma decisão do Conselho de Administração da Universidade (Resolução CA 059/1986) a partir do Curso de Licenciatura em Ciências (que formava docentes nas áreas de Biologia, Física e Química) para atender a demanda de alunos que queriam se aprofundar, durante a graduação, em disciplinas específicas da Biologia. A solicitação do Departamento de Biologia Geral aos Conselhos Superiores da UEPG foi para a substituição do Curso de Licenciatura em Ciências (habilitação em Biologia) pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Em 28 de Outubro de 1992 (alguns meses antes da formatura da primeira turma), o curso foi reconhecido pelo Governo do Paraná (Portaria Ministerial no. 899, de 24.06.93, D.O.U. nº 119 de 25.06.93).

A Resolução CNE/CES nº 7, de 11 de março de 2002 definiu e estabeleceu as Diretrizes Curriculares específicas para o Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas. Na UEPG, a partir de uma nova reformulação curricular da Licenciatura em Ciências Biológicas e a implantação do Bacharelado (Resolução CA no. 95, de 29 de Março de 2001), foi constituído um novo formato de curso, com independência curricular para ambos os cursos de Ciências Biológicas.

Quanto ao conteúdo dos princípios norteadores do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, houve algumas alterações na seriação e distribuição de carga horária de algumas disciplinas. A redistribuição de carga horária recaiu, principalmente, na prática como componente curricular apresentada na disciplina articuladora Laboratório de Ensino, cuja carga horária foi redistribuída entre os quatro anos do curso. Algumas diferenças quanto ao projeto anterior foram: (1) a estrutura curricular concentrada em turnos Vespertino e Noturno, o que facilita a participação dos alunos em projetos de pesquisa e extensão, ou programas como o PIBID, entre outros; (2) a atuação profissional no mercado de trabalho voltado para o ensino fundamental, médio e ensino superior; (3) a conscientização do papel do licenciando na formação de cidadãos preocupados com questões sócio-ambientais, através da aproximação do conteúdo ao cotidiano dos alunos; (4) sedimentação do conhecimento científico, capacitando os formandos ao ingresso em programas de pós-graduação, inclusive na área de Educação (Tolentino, 2010).

Atualmente, o curso também conta com o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa e extensão, dando a oportunidade aos discentes de vivenciar a prática científica e docente em ambientes formais e informais, tanto no meio acadêmico quanto nas escolas e na comunidade. Entre esses, um dos destaques é a Mostra do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia, que ocorre anualmente, e visa a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos licenciandos para centenas de escolares, professores e comunidade em geral, aproximando a Escola, a Universidade e a Ciência de forma lúdica.


Contato do Colegiado

Telefone: (42) 3220-3125

E-mails: colbiolic@uepg.br ou colbiolic@gmail.com


Estrutura do Colegiado

  • Prof Iriane Eger – Coordenadora (Depto de Biologia Geral)
  • Prof Akemi Teramoto de Camargo – Vice-Coordenadora (Depto de Biologia Geral)
  • Prof Ester de Moura Rios (Depto de Biologia Geral)
  • Prof José Fabiano Costa Justus (Depto de Biologia Geral)
  • Prof Cristina Lucia Sant’Ana Costa Ayub (Depto de Biologia Estrutural, Molecular e Genética)
  • Prof Jesiane Stefania da Silva Batista (Depto de Biologia Estrutural, Molecular e Genética)
  • Prof Neide Keiko Kravchychyn Cappelletti (Departamento de Pedagogia)
  • Prof Antônio Marques do Vale (Departamento de Educação)
  • Prof Rafael Mazer Etto (Departamento de Química)

Informações Adicionais

Sites do Curso:

  1. Portal UEPG: http://www.uepg.br/catalogo/cursos/licenciatura_cienciasBiologicas.html
  2. Portal das Licenciaturas (UEPG): http://uepg.vwi.com.br/conteudo/29/Ciencias+Biologicas
  3. Página da Mostra de Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia: https://www.facebook.com/mostralabensino/
  4. Site da Mostra do Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia: http://eventos.uepg.br/mostralaboratorioensino/inicio.php
  5. Página da SAEB (Semana Acadêmica da Biologia): https://www.facebook.com/SAEB.UEPG/
  6. Site da SAEB: http://pitangui.uepg.br/eventos/saeb/

Comments are closed