HISTÓRICO

Os Setores de Conhecimento proporcionam, através dos Departamentos, o ensino, a pesquisa e a extensão, regendo, em seu âmbito, as atividades administrativas, didático-pedagógicas e científicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

O Setor de Ciências Sociais Aplicadas foi criado oficialmente através da Res. Univ. n.º 026, de 14/11/90 e efetivamente instalado a partir 1º/04/91, congregando os Departamentos de Administração, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia e Serviço Social.

Desde a data de sua instalação, seguiram-se cinco gestões na Direção do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, anteriores à atual, representadas pelos professores:

  • Nelson Osternack Postiglioni e Grácia Maria Vassão Iezak
  • Grácia Maria Vassão Iezak e Jofre Flávio Legat
  • Candida Leonor Miranda e Gisele Alves de Sá
  • Milton Xavier Brollo e Silas Guimarães Moro
  • Milton Xavier Brollo e Joani Alves Ferreira

A atual gestão do Setor, representada pelas professores Emerson Martins Hilgemberg e Everaldo da Silva, tem mandato previsto pela Portaria R. n.º 80 de 19/03/15 no período de 1º/04/15 a 31/03/19.

Com a criação do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, através da Res. Univ. n.º 043 de 22/1098, a partir de 1º de abril de 1999, o Departamento de Direito deixou de integrar o Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

Em 10 de dezembro de 2008, a Res. UNIV n° 41 transferiu o Departamento de Turismo do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes para o Setor de Ciências Sociais Aplicadas, reordenando sua composição.

O Setor de Ciências Sociais Aplicadas tem forte tendência extensionista, atuando também em projetos de pesquisa e de iniciação científica, cursos seqüenciais e na pós-graduação lato e stricto sensu.