Professora da UEPG tem capítulo publicado em obra que reúne pesquisadores da Gastronomia e Turismo Iberoamericano

Falar da gastronomia desde o ponto de vista turístico está relativamente em alta. O papel da gastronomia na definição e na diferenciação da oferta dos destinos turísticos é cada vez mais relevante em âmbito internacional. Entretanto, o turismo e a gastronomia continuam sendo um dos aspectos menos estudados desde uma perspectiva analítica. O principal objetivo deste livro é proporcionar uma visão existente entre o turismo e a gastronomia Iberoamericana.

Os autores dos capítulos foram selecionados devido à relevância de suas pesquisas alinhadas a proposta da publicação, sendo, portanto, convidados a integrar o grupo, que vem desenvolvendo pesquisas e discutindo o assunto desde 2015. A coordenação dos trabalhos é da professora pesquisadora Dra. Maria del Pilar Leal, Directora Grado en Turismo Internacional – Ostelea School of Tourism and Hospitality em Barcelona, Espanha.

As pesquisas publicadas a partir de estudos de casos reais analisam desde diversos países o estado e o fenômeno turístico, que se manifesta mundialmente, mas que encontra, sobretudo no espaço Lationamericano, uma vertiginosa ascensão, compreendendo o aspecto da gastronomia vinculada ao turismo. Graças a diversidade de pratos, produtos e paisagens de sua oferta gastronômica.

Considerando a disparidade e riqueza de aproximações possíveis, assim como suas múltiplas e complexas inter-conexões, a obra apresenta uma visão holística permitindo obter um panorama de conjunto e refletir sobre o presente e sobre o todo, e o futuro deste campo em constante crescimento.

A autora do capítulo “Turismo gastronómico y desarrollo regional: un estudio de caso en la región de los Campos Gerais del Paraná-Brasil”, Professora Dra. Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas do Departamento de Turismo da UEPG, destaca a relevância de ter a Região dos Campos Gerais do Paraná como contemplada nesse seleto grupo de pesquisadores, permitindo divulgar o turismo gastronômico sob a ótica do desenvolvimento regional. Ressaltando nossa cultura e região como representativa da gastronomia e do turismo brasileiro no contexto Iberoamericano.

A obra lançada em 2018 pela editora espanhola TREA está disponível pela AMAZON.