Extensão


Projeto de extensão : Pesquisa e Competitividade Para Orientação Territorial do Turismo

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Fernando de Souza

Descrição:  Este projeto visa estabelecer uma relação direta da atividade turística com o território ocupado pelo turista durante sua visita ao mesmo. Por meio de pesquisas de demanda, procura-se evidenciar como o turista consome o território estranho ou desconhecido, e como o mesmo identifica-se com o espaço tangível e intangível. Desta maneira o projeto Pesquisa e Competitividade para a Ordenação Territorial do Turismo”, proporciona aos acadêmicos a vivencia real com a comunidade local, bem como com a aproximação do mesmo ao mercado de trabalho, e conhecimento da importância de valorização do território e identificação do consumo deste pelo turista.

Docentes participantes:

      • Carlos Alberto Maio
      • Jasmine Cardozo Moreira
      • Marcia Maria Dropa
      • Mirna de Lima Medeiros
      • Paulo Roberto Baptista Stachowiak
      • Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas

Ações Realizadas

Projeto Conhecendo PG: O conhecimento e valorização comunidade local do Patrimônio Histórico Cultural e Natural, é realizado por meio da proposta deste projeto que é o evento (projeto) que mais tem repercussão na comunidade local, visto que por meio de visitas gratuitas à instituições organizadas, leva-se os autóctones à conhecimento dos atrativos turísticos locais, podendo possibilitar uma valorização do seu próprio espaço constituído por meio do processo de colonização e urbanização da cidade onde o mesmo vive.

conhecendo pg logo conhecendo pg


Projeto NETUR – A qualificação do Turismo para o Desenvolvimento Turístico dos Campos Gerais do Paraná

Coordenadora: Profª. Drª. Rubia Gisele Tramontim Mascarenhas

Descrição: O NETUR é um laboratório que está inserido no projeto pedagógico do curso que tem como proposta incentivar o senso de responsabilidade individual e coletiva dos acadêmicos por meio da aquisição de conhecimentos práticos, bem como o desenvolvimento da criatividade e do espírito de participação na organização de eventos da UEPG, de outras instituições e de particulares, na organização de roteiros e venda de pacotes turísticos para a comunidade acadêmica e externa, na prestação de serviços de recepção, na elaboração de Planos Diretores de Turismo, bem como na efetiva participação acadêmica em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, além, do incentivo à participação na Iniciação Científica.
Por meio do projeto NETUR busca-se o atendimento das necessidades da comunidade, mercado (trade) e setor público, referentes a qualificação da hospitalidade como forma de contribuir com desenvolvimento turístico regional, sem perder de vista a importância do processo de desenvolvimento turístico regional de forma sustentável, onde as atividades do serão desenvolvidas a partir das necessidades práticas da atividade na região, porém aliadas aos conhecimentos teóricos compartilhadas entre acadêmicos e professores participantes do projeto.

Objetivos:   Qualificar a mão de obra no setor de hospitalidade, através da contribuição do Departamento de Turismo da UEPG com o desenvolvimento turístico regional de forma sustentável, por meio da qualificação profissional e da sensibilização da comunidade local na forma de ações que serão concretizadas por docentes e discentes do referido departamento, através de palestras de Sensibilização Turística: de acordo com as suas necessidades e o interesse do NETUR, empresários, agentes municipais ligados ao turismo, dentre outros, que poderão ser ministrados por acadêmicos do curso e/ou docentes em Ponta Grossa e outros municípios; de Eventos/Cursos/Oficinas temáticas: conforme a solicitação por parte dos interessados; cursos de curta ou longa duração, relacionados com serviços turísticos, tais como hotelaria, hotelaria hospitalar, gastronomia, eventos, projetos turísticos, etc, bem como cursos complementares para a formação dos prestadores de serviços turísticos, como idiomas, atendimento ao público, dentre outros, incluindo capacitar mão de obra para o setor da hotelaria hospitalar.

Docentes participantes:

  • Carlos Alberto Maio
  • Graziela Scalise Horodyski
  • Larissa Mongruel Martins de Lara
  • Luiz Fernando de Souza
  • Marcia Maria Dropa
  • Mirna de Lima Medeiros
  • Valeria de Meira Albach
  • Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas

Discentes participantes:

  • Heloise F. de Oliveira
  • Giulia Silveira Chagas

Ações Realizadas

Oficina de Qualificação dos Taxistas: O público alvo da ação foram os taxistas da cidade de Ponta Grossa, uma vez que se constatou uma urgente necessidade de melhoria do setor no que se refere à segurança, conforto e prestação de informações corretas a respeito do município e da sua oferta turística. Também se justificou o curso, em função da aprovação da Lei 909/07, que, no inciso VI do artigo 12, obriga a participação e comprovação por certificado do curso de Relações Humanas e Informações Turísticas. O curso teve duração de 20 (vinte) horas aula, ministrado para duas turmas, totalizando uma média de 220 (duzentos e vinte) alunos. O curso realizado abrangeu as seguintes temáticas: Aspectos básicos do turismo; relações humanas, atrativos naturais e culturais de Ponta Grossa, manifestações culturais, equipamentos turísticos e infraestrutura de apoio, eventos, aspectos legais do turismo e primeiros socorros;

Pesquisa de Demanda em Eventos: Durante 12 anos o Curso de Turismo realizou a Pesquisa de Demanda da Munchen Fest, sendo que no ano 2008, a ação passou a ser organizada pelo Projeto Netur. Durante os 10 dias de evento os acadêmicos, sob a supervisão de um professor, aplicavam questionários junto ao público frequentador com o objetivo de conhecer as características da demanda e apontar problemas para os planejadores da festa;

Qualificação Turística em Carambei – PR – “Conhecendo a cidade – Informando o Turista”, cujos objetivos eram desenvolver a atividade turística no Município; envolver a comunidade no processo de conhecimento e valorização da cultura local e regional e proporcionar aos professores da Rede Pública e Particular subsídios sobre a articulação da cultura e o turismo como prática pedagógica. As temáticas trabalhadas foram: Introdução ao turismo; Segmentação do mercado turístico; Eventos e Alimentos & Bebidas, Patrimônio cultural; Turismo em Áreas Naturais; Hospitalidade e Turismo em Carambeí.

Qualificação em Hotelaria Hospitalar no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais: partir desse projeto, observou-se procura crescente por alguns produtos e serviços ligados a hotelaria hospitalar, por parte de organizações públicas e privadas do município de Ponta Grossa. A abertura de vaga de estágio curricular obrigatório em instituição hospitalar foi um grande mérito das ações desenvolvidas no projeto de extensão nos últimos 3 anos. As atividades desta ação abrangeram a organização de eventos, recepção, cerimonial e protocolo, planejamento e organização de cursos e palestras temáticas voltadas ao tema ‘hotelaria hospitalar’;

Palestras com profissionais e pesquisadores do Turismo: o projeto NETUR tem como ação contínua a promoção de palestras temáticas com profissionais e pesquisadores do setor turístico, com docentes da própria UEPG e de outras IES. Estas palestras são abertas à comunidade e envolvem os alunos do curso de Turismo, com o objetivo de integrar academia e mercado, além de possibilitar a discussão de temas emergentes na área. Destaca-se, neste sentido, a atuação dos empresários do turismo da região que, de forma voluntária, participam desta ação, sendo estes do setor de gastronomia, agenciamento e operação de viagem, hotelaria, cruzeiros marítimos, unidades de conservação, tecnologia e desenvolvimento de softwares. Do meio acadêmico, destaca-se o curso de Bacharelado em Turismo da Unicentro e docentes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Turismo – Mestrado – da Universidade Federal do Paraná. Salienta-se também palestras com pessoas da comunidade que possuem experiências relevantes em viagens e intercambistas. Por fim, a ação também abrange a atuação dos docentes supervisores do projeto NETUR em palestras e cursos na região, que ocorrem conforme a demanda;

Atendimento à comunidade no Núcleo de Estudos Turísticos: por meio desta ação, os alunos do curso de Turismo atuam, como extensionistas, como monitores do laboratório NETUR, atendendo a comunidade geral e universitária. Os alunos tem como atribuições organizar o acervo do NETUR, composto de materiais técnicos e de promoção do turismo, que se atualiza continuamente por meio de doações do setor público e privado; manter e zelar computadores disponíveis para pesquisas e atividades técnicas e atender o público em geral.

Qualificação em hotelaria e hospitalidade: A ação extensionista ocorreu através de curso aos militares do Hotel de trânsito realizado em 2017 em parceria com o 13º. Batalhão de Infantaria Blindada – 13 BIB, o curso foi organizado em módulos, abordando conceitos de hospitalidade, introdução à hotelaria, técnicas de governança e recepção e serviço em alimentos e bebidas.

WhatsApp Image 2018-04-27 at 17.02.55


Comments are closed