Programa Probral: Fomento a projetos de pesquisa entre Brasil e Alemanha

O programa Probral recebe inscrições de pesquisadores brasileiros e alemães que trabalhem em parceria e concederá recursos para o desenvolvimento do trabalho, aquisição de materiais para o projeto e financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha. Serão selecionados 25 projetos para receber o fomento por dois anos, que podem ser prorrogados por mais dois anos.

Podem inscrever-se projetos conjuntos desenvolvidos por grupos do Brasil e Alemanha vinculados a instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma de cada país. As propostas podem ser voltadas à qualquer área de conhecimento e devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes. As inscrições estão abertas até o dia 26 deste mês.

O programa é fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Os professores brasileiros, portanto, devem apresentar suas candidaturas junto à Capes.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis na página do Probal no site da Capes, e no Edital.

CRONOGRAMA – Capes
Até 26 de julho de 2019: inscrição das propostas (até 17h no horário de Brasília)
Até 31 de outubro de 2019: análise das propostas
Até 10 de dezembro de 2019: divulgação do resultado
A partir de janeiro de 2020: início das atividades dos projetos selecionados
A partir de março de 2020: início da implementação das bolsas