Para la obtención del título de magister, el estudiante debe cumplir un total de treinta y cuatro (34) créditos siendo veinte y cuatro (24) en disciplinas y diez (10) en la elaboración de la disertación.
Los créditos en asignaturas obligatorias son distribuidos de la siguiente forma:
Doce (12) en disciplinas obligatorias;
Doce (12) en disciplinas electivas;
Observación: cada quince (15) horas/aula equivalen a un (1) crédito.
Disciplinas:
(Para más información, basta un clic en el nombre de la Disciplina)
Código | DISCIPLINAS | Carga Horária | Créditos |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS GERAIS | |||
MQA01 | SEMINÁRIOS I | 30 | 2 |
MQA02 | SEMINÁRIOS II | 30 | 2 |
MQA03 | ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO/TESE 1 – ODT I | 30 | 2 |
MQA04 | ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO/TESE 2 – ODT II | 30 | 2 |
MQA05 | ESTÁGIO DE DOCÊNCIA | 60 | 4 |
Disciplina: Seminários I | ||
Ementa: Seminários apresentados pelos docentes ligados ao programa, por professores convidados e visitantes, com conteúdo variável. | ||
Bibliografia: Na disciplina de Seminários I, são utilizadas referências bibliográficas de acordo com o tema proposto pelo palestrante. |
||
Código | Carga Horária | Créditos |
MQA01 | 30 | 2 |
Disciplina: Seminários II | ||
Ementa: Seminário introdutório. Seminários apresentados pelos alunos regularmente matriculados no programa, com conteúdo variável. | ||
Bibliografia: D’ONOFRIO, S. Metodologia do Trabalho Intelectual. São Paulo-SP: Atlas, 1999. CARVALHO, A.C.; et al.Aprendendo metodologia científica: uma orientação para alunos de graduação. 3 ed., São Paulo-SP: O nome da Rosa, 2000. LAKATOS, E.M. & MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho científico. 4 ed., São Paulo-SP: Atlas, 1992. MEDEIROS, J.B. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. São Paulo-SP: Atlas, 2000. |
||
Código | Carga Horária | Créditos |
MQA02 | 30 | 2 |
Disciplina: Orientação de Dissertação/ Tese I – ODT I | ||
Ementa: Disciplina de orientação de trabalho de dissertação. | ||
Bibliografia: Na disciplina de Orientação de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado I, são utilizadas referências bibliográficas de acordo com o projeto desenvolvido pelo aluno com a supervisão do professor orientador. |
||
Código | Carga Horária | Créditos |
MQA03 | 30 | 2 |
Disciplina: Orientação de Dissertação/ Tese II – ODT II | ||
Ementa: Disciplina de orientação de trabalho de dissertação. | ||
Bibliografia: Na disciplina de Orientação de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado II, são utilizadas referências bibliográficas de acordo com o projeto desenvolvido pelo aluno com a supervisão do professor orientador. |
||
Código | Carga Horária | Créditos |
MQA04 | 30 | 2 |
Disciplina: Estágio de Docência | ||
Ementa: Formação do professor do ensino superior. A ação docente. Participação de alunos de pós-graduação em atividades de ensino de graduação, com a supervisão do professor responsável pela disciplina. | ||
Bibliografia: MASETTO, M. (Org.) Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998. VEIGA, I.P.A.(Org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991 CHASSOT, Attico. Educação conSciência. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. CHAGAS, A. P. Como se faz Química: uma reflexão sobre a química e atividade do químico. Campinas: Unicamp, 2001. SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 1988. Artigos selecionados das revistas Química Nova e Química Nova na Escola. |
||
Código | Carga Horária | Créditos |
MQA05 | 60 | 4 |