Bacharelado em Ciências Biológicas

Matriz Curricular


Histórico do Curso

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, criado em 2001, oferta anualmente 25 vagas no período integral (Campus Uvaranas, Ponta Grossa) e propõe a formação do Bacharel em Ciências Biológicas em um período mínimo de 4 anos (8 semestres).

O objetivo do curso de bacharelado em Ciências Biológicas é possibilitar a compreensão da organização das formas de vida, a diferenciação dos organismos sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado em uma diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas e os processos estocásticos da evolução. Proporcionar a compreensão da composição e das estruturas dos organismos, incluindo os seres humanos, permitindo a elaboração de conceitos científicos e, que todos os organismos constituem relações de interdependência entre si e com o meio onde vivem. Possibilitar o entendimento das interações entre os seres vivos e, a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Com a fundamentação dos conteúdos básicos, é objetivo do curso proporcionar formação profissional específica nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia, onde o aluno pode escolher por direcionar sua formação em uma destas áreas de atuação do profissional biólogo, ou lograr formação generalista. Com isso, possibilitar orientações diferenciadas, nas várias subáreas das Ciências Biológicas, segundo o potencial vocacional das IES e as demandas regionais. Ainda, aspectos de formação humanística deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Para tanto, o curso tem como objeto oferecer ao acadêmico fundamentos históricos, conceituais e metodológicos na área de Ciências Biológicas visando a formação de profissionais com conhecimento crítico do panorama científico e tecnológico contemporâneo em atendimento aos preceitos éticos profissionais. Salienta-se a preocupação com a inserção do aluno em questões sociais, econômicas e ambientais regionais sem perder de vista a dimensão da realidade nacional e internacional.

O curso tem enfoque também na formação de cidadãos éticos comprometidos com a construção da paz, da defesa dos direitos humanos e dos valores da democracia, capazes de enfrentar os atuais desafios dos direitos humanos, com a erradicação do preconceito e da discriminação e a compreensão multicultural. Assim, pretende-se formar sujeitos com consciência crítica e que exerçam sua cidadania de modo a consolidar as estruturas democráticas alicerçadas no respeito à dignidade humana, contribuindo para a promoção da equidade de oportunidades para todos.

A qualidade na formação e inserção dos acadêmicos no contexto profissional são conferidos por integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A estruturação do curso permite ao acadêmico conciliar o conhecimento acerca das Ciências Biológicas nas áreas de formação básica (como Bioquímica, Genética, Zoologia, Botânica, Microbiologia, dentre outras) com adequada formação teórico-prática em áreas específicas, as quais representam um crescente potencial de desenvolvimento. Tal núcleo de formação específica é constituído por conteúdos e atividades essenciais para a formação do Biólogo, capazes de conferir subsídios essenciais para sua atuação nas áreas de meio ambiente, saúde, biotecnologia ou de caráter interdisciplinar e, consequentemente, definindo a sua identidade profissional.


Competências e Habilidades Básicas

A formação acadêmica deve propiciar o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação profissional com elevado nível de capacitação e em consonância com o estabelecido na Resolução no. 227/2010. De encontro à amplitude e constante transformação de seu campo de atuação profissional, o Bacharel em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa poderá desenvolver atividades como:

  • Pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas com produção de novos conhecimentos, na perspectiva de utilizá-lo de forma crítica e com critérios de comprometimento social;
  • Elaboração e execução de projetos, considerando as necessidades de desenvolvimento nas dimensões sociais, profissionais e econômicas;
  • Desenvolvimento de atividades educacionais;
  • Gestão e execução de atividades técnicas, no âmbito de sua formação e em equipes multidisciplinares;
  • Desenvolvimento de atividades inovadoras e ações estratégicas e empreendedoras, capazes de ampliar sua área de atuação e permitir a inserção em um mercado de trabalho em contínua transformação;
  • Prestação de serviços de consultoria, auditoria e perícia e emissão de laudos, relatórios, exames, diagnósticos, etc., no sentido de cumprimento de legislação relativa às Ciências Biológicas;
  • Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo;
  • Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
  • Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
  • Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;
  • Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
  • Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.

Perfil Profissional

O graduado em Ciências Biológicas deverá possuir uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem. Esta formação deve propiciar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área biológica, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos.

O Biólogo deve se comprometer com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais. Deve ainda, ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana, assumindo a sua responsabilidade na preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.

Desta forma, O Bacharel em Ciências Biológicas deverá ser:

  1. generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
  2. detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
  3. consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
  4. comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critério humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
  5. consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
  6. apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
  7. preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, ca-pazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

Estrutura e Contato do Colegiado

Colegiado de Curso em Bacharelado em Ciências Biológicas – e-mail: colbachbio@uepg.br

Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Ricardo Vicari (e-mail: vicarimr@uepg.br);

Vice-coordenadora:  Profa. Dra. Marta Regina Barrotto do Carmo (e-mail: mrcarmo@uepg.br)


Membros do Colegiado

  • Profa. Dra. Maysa de Lima Leite
  • Profa. Dra. Susete Wambier Christo
  •  Profa. Dra. Iriane Eger
  • Prof. Dr. Gilson Burigo Guimarães
  • Profa. Dra. Akemi Teramoto de Camargo
  • Prof. Dr. Mateus Henrique Santos
  • Prof. Dr. Marcos Pileggi
  • Representante discente Leonardo Tozetto

Núcleo Docente Estruturante

  • Prof. Dr. Marcelo Ricardo Vicari
  • Profa. Dra. Susete Wambier Christo
  • Profa. Dra. Ivana de Freitas Barbola
  • Profa. Dra. Rosangela Capuano Tardivo
  • Profa. Dra. Jesiane Stefania da Silva Batista

Informações adicionais

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa é considerado o terceiro melhor curso de Ciências Biológicas do Paraná e figura entre os vinte melhores cursos do Brasil, segundo a avaliação do Exame Nacional de Cursos (ENADE), onde recebeu conceito 4 (em escala de 1 a 5). O curso tradicionalmente recebe o conceito 4 estrelas na avaliação do Guia do Estudante da Editora abril. No ano de 2017, as Ciências Biológicas – Bacharelado da UEPG foi contemplado com o selo de Qualidade de Cursos do Conselho Federal de Biologia (CFBio), logo que reconhece os melhores cursos de Ciências Biológicas do país.

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