Marcelo Elísio Vasicki

Resumo do Currículo Lattes: Possui em PÓS-GRADUAÇÃO ?LATU SENSU? EDUCAÇÃO ESPECIAL: EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA PELA INSTITUTO PARANAENSE DE ENSINO (2015) e graduação em Letras – Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é Professor de Libras – Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba e tem experiência na área de Letras e Faculdade SantAna – IESSA-PONTA GROSSA, Universidade Estadual Ponta Grossa- PR, UEPG, Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa/ Libras com ênfase em Língua Brasileira de Sinais As disciplinas são todas semestrais, sendo que cinco eixos norteiam a estruturação do currículo: a) Estudos Linguísticos e literários; b) Estudos de Libras; c) Estudos de formação para docência em Letras e Libras; d) Estudos para diversidade cultural e; e) Estudos para a prática profissional. Para que o aluno adquira sólida formação teórica em todas as atividades curriculares, incluindo conteúdos especificamente pedagógicos, paralelamente em nossas disciplinas, dá-se ênfase à prática como atividade formadora do futuro profissional, propiciando, desde o primeiro semestre do curso, o conhecimento dos problemas da educação, da escola e do ensino, além da busca de soluções para esses problemas, com o auxílio de teorias e dos professores. Vale dizer, que mesmo nas disciplinas teóricas, há a preocupação de instrumentalizar o aluno para as questões da pesquisa e do ensino, direcionando os conhecimentos adquiridos como instrumentos de iniciação profissional. Nesse sentido, os primeiros semestres do curso apresentam disciplinas que preparam o aluno para uma integração mais efetiva com a realidade social. Também nos semestres subsequentes, o enfoque das disciplinas volta-se principalmente à articulação teoria/prática. Já nos semestres finais, busca-se alcançar essa articulação teoria/prática por meio de atividades direcionadas à docência, com a preocupação de um "saber-fazer" orientado por teorias que buscam responder às demandas colocadas pela realidade escolar. Em geral, a metodologia de ensino do curso busca estimular a inquietação, a dúvida, a provocação de novas ideias, a procura de novos métodos que trabalhem com situações reais da sociedade por meio de uma formação multidisciplinar. Introdução aos Estudos Linguísticos Introdução aos Estudos Literários Comunicação Oral e Escrita Morfossintaxe Literatura Brasileira I Fonética e Fonologia Sociolinguística Estudos da Interpretação Linguística Aplicada ao Ensino Análise do Discurso Leitura e Produção de Textos Literatura Brasileira II Introdução aos Estudos da Tradução Escrita de Sinais I Língua Brasileira de Sinais I Teoria e História da Educação de Surdos Língua Brasileira de Sinais II Literatura Visual Psicologia da Educação e Aprendizagem Escrita de Sinais II Língua Brasileira de Sinais Intermediário Metodologia do Ensino de Literatura Linguística Aplicada e Metodologia do Ensino em Libras Tradução e Interpretação de Libras Língua Brasileira de Sinais Avançado Processo de Aquisição de Linguagens Prática Pedagógica de Formação do Professor de Libras Legislação e Fundamentos da Educação Novas Tecnologias no Ensino de Línguas Educação Inclusiva Estágio de Libras Estágio de Libras Oficina de produção Textual Acadêmica Seminários.

Acesso ao Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/0496683490212462