Estágios
O Curso de Licenciatura em Pedagogia conta com a possibilidade de realização de estágios não-obrigatórios (mediante convênio entre UEPG e campos de estágio, conforme regulamentação) e os Estágios obrigatórios (Curriculares e Supervisionados). A seguir, apresenta-se como se compreende o estágio curricular no âmbito do Curso. (Ver Projeto Pedagógico do Curso).
O Estágio Curricular Supervisionado, compreendido como ato educativo imprescindível à formação profissional, configura-se como um componente curricular que tem a responsabilidade de promover a práxis e a inserção nos espaços da prática profissional do pedagogo em formação no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UEPG.
Tem como objetivo a integração do processo de formação do aluno, futuro pro-fissional da docência, considerando o campo de atuação como objeto de análise e interpretação crítica, a partir dos vínculos com as disciplinas do curso.
Trata-se de uma área de conhecimento que permite a interação entre as várias disciplinas cursadas durante a formação do professor. É o momento de o estagiário avaliar os saberes e conhecimentos docentes adquiridos ao longo de sua formação inicial, momento de reflexão de aproximação entre a universidade e o campo de tra-balho no qual vai atuar. Pimenta & Lima (2009, p. 43) afirmam que “é o estágio que possibilita os futuros profissionais aproximarem-se da escola ajudando-os a compre-enderem a complexidade das práticas institucionais e das ações aí praticadas por seus profissionais como alternativa no preparo para sua inserção profissional”.
Com base na Resolução CNE/CP 02, de 19 de fevereiro de 2002, que insti-tui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior, a carga horária des-tinada ao Estágio Curricular obrigatório, requisito para a obtenção de diploma, apre-senta-se com 408 horas, distribuídas ao longo da segunda metade do curso.
- Estágio Curricular Supervisionado de Docência em Educação Infantil 3º Ano 102 h
Estágio Curricular Supervisionado de Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 4º Ano 102 h
Estágio Curricular Supervisionado em Gestão na Educação Básica I 3º Ano 102 h
Estágio Curricular Supervisionado em Gestão na Educação Básica II 4º Ano 102 h
O Estágio Curricular não obrigatório, possibilidade prevista pela Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, será desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, institucionalizada pela Resolução CEPE 056 de 24 de março de 2009 e pelo Colegiado de cada Curso.
Em conformidade com o preconizado na Resolução CNE/CP Nº1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, o Estágio Curricular, obrigatório e não obrigatório, é entendido, neste projeto, como uma das formas de integralização de estudos propostos nos diferentes núcleos de composição do curso, “de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional, em ambientes escolares e não-escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências” (2006, p.5) nas áreas previstas.
Assumir uma concepção de prática como componente curricular, conforme prevê o Parecer CNE/CP Nº 9/2001, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, implica
[…] “vê-la como uma dimensão do conhecimento que tanto está nos cursos de formação, nos momentos em que se trabalha na reflexão sobre a atividade profissional, como durante o estágio, nos momentos em que se exercita a atividade profissional.
O planejamento e a execução das práticas no estágio devem estar apoiados nas reflexões desenvolvidas nos cursos de formação. A ava-liação da prática, por outro lado, constitui momento privilegiado para uma visão crítica da teoria e da estrutura curricular do curso. Trata-se, assim, de tarefa para toda a equipe de formadores e não, apenas, para o “supervisor de estágio”. (2001, p.23)
A forma como a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado se constitui na definição de suas finalidades, de seus objetivos, de sua proposta metodológica atribui ao estágio configurações peculiares em relação às demais disciplinas dos cursos. Muito mais do que uma atividade pontual, ele representa um rico momento de aprendizagem e amadurecimento profissional, na medida em que permite a maior compreensão acerca da sua prática pedagógica, bem como a de outros profissionais da educação e da própria escola enquanto espaço de desenvolvimento profissional.
Suas ações são expressas por meio de atividades de ensino-aprendizagem realizadas sob a coordenação da universidade, a partir da vivência dos alunos em ambientes institucionais como oportunidade de aprendizagem para o exercício de uma atividade profissional. Por isso, planejar ações coletivas e articular-se com os sistemas de ensino é tarefa permanentemente desempenhada por nossa instituição.
A prática vivenciada e relatada por todos os acadêmicos de Pedagogia, nos diferentes tempos e lugares, revela conceitos e inquietações a serem refletidos e estudados. Assim, a mediação entre professores orientadores, supervisores de estágio e acadêmicos produz um movimento capaz de potencializar a problematização, a reflexão e a interferência na e sobre a prática pedagógica que ocorre nos diferentes campos de estágio, de forma viável, constante e efetiva. Tal movimento há que entrecruzar referências estabelecidas nas disciplinas específicas e especialmente nas articuladoras, oportunizando avanços na compreensão e elaboração das atividades de pesquisa em andamento no contexto do curso.
Conforme orienta Cury (2004, p. 2), “[…] práticas de ensino e estágio se dis-tinguem por sua especificidade, mas não por suas finalidades maiores. A diferença se situa no caráter legal de umas e de outro.” Dessa forma, entende-se que toda a trajetória estabelecida pelas disciplinas articuladoras, em especial as de Pesquisa e Prática Pedagógica, por seus objetivos e encaminhamentos teórico-metodológicos, hão de subsidiar e ao mesmo tempo alimentar-se das propostas desenvolvidas no estágio, momento em que a competência profissional do acadêmico encontra suas primeiras possibilidades de enfrentamento e avaliação num contexto real e multifa-cetado. As vivências, os registros e conhecimentos constituídos e ressignificados numa ação reflexiva e intencional dos estágios devem articular-se aos projetos de pesquisa, que constituirão um trabalho acadêmico consistente na medida em que traduzem o esforço de compreensão da realidade profissional do pedagogo e na síntese de todos os objetivos traçados neste projeto de curso.
A garantia de legitimidade do estágio pelo atendimento das determinações legais vigentes, a construção do compromisso com a formação inicial e continuada dos professores, que constituem as redes de ensino e a viabilização da interlocução entre os sujeitos envolvidos no processo, são os desafios que o estágio no Curso de Pedagogia se propõe a enfrentar.
Referir-se ao estágio implica a consequente referência à formação continuada dos profissionais que atuam nas redes de ensino e servem de interlocutores preciosos e fundamentais na consolidação de cada projeto. A cada acadêmico que adentra em uma escola, em uma sala de aula ou em um outro espaço social educativo para vivenciar uma experiência de docência e gestão orientada, um outro profissional mais experiente disponibiliza-se para o exercício tão importante de reflexão, análise e ressignificação de sua prática.
Nesse sentido, a ideia de que o estágio é uma via de mão dupla ganha materialidade, pois, inevitavelmente, os saberes da docência e da gestão se constituem e circulam entre os sujeitos envolvidos no processo, num movimento de ensino e aprendizagem, de produção e socialização de conhecimento entre a academia, a escola e a sociedade, que oportuniza condições de reflexão sobre a profissionalidade do futuro professor e a do supervisor técnico e, consequentemente, sobre o desenvolvimento profissional de ambos.
Dessa forma, ao conceber uma proposta de estágio que pretenda superar uma prática descontextualizada, artificializada, aplicacionista, ou ainda de cumprimento de carga horária, um compromisso com as possibilidades de superação dos limites acadêmicos está implícito.
As atribuições de cada sujeito no contexto das disciplinas de Estágio Curricu-lar Supervisionado são definidas pela Resolução CEPE 017, de 6 de março de 2006, que aprova o Regulamento de Estágio dos Cursos de Licenciaturas da UEPG.
A carga horária total das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia estará prevista no corpo do horário da série, conforme especificações do Regulamento de Estágio dos Cursos de Licenciaturas, sendo que:
Da carga horária total da disciplina, 50% serão destinadas a atividades teórico-práticas e orientações coletivas (aulas) na UEPG.
Da carga horária total da disciplina, 50% serão destinadas a atividades teórico-práticas desenvolvidas nos campos de estágio e orientações individuais, atendendo as especificidades do projeto da disciplina de estágio.
O registro de frequência das aulas, das atividades teórico-práticas e das orientações coletivas será feito convencionalmente em diário de classe, e as demais atividades serão indicadas em formulários próprios, com registro em campos específicos no referido diário.
A supervisão das atividades do Estágio Curricular Supervisionado dar-se-á sob a forma de supervisão semidireta, que consiste no acompanhamento e orientação do estagiário por meio de orientações individuais e coletivas na UEPG ou no campo de estágio, bem como de visitas sistemáticas ao campo de estágio pelo professor orientador, que manterá contatos com a unidade concedente.
Tal forma de acompanhamento busca viabilizar uma ação efetiva e real no contexto da formação dos professores, ao mesmo tempo em que reafirma a característica fundamental da disciplina de Estágio, uma vez que oportuniza o movimento de estudo e reflexão na e sobre a prática pedagógica, ao garantir, além dos recursos humanos necessários, o espaço/tempo para que a mediação entre professores e acadêmicos aconteça tanto na universidade quanto nas escolas da rede de ensino.
A manutenção dos encaminhamentos teórico-metodológicos trilhados nos anos anteriores, na crescente busca da compreensão da prática pedagógica, e o direcionamento para o foco da intervenção no âmbito da docência na Educação Infantil caracterizam esta etapa do percurso formativo em andamento. A proposição de intervenção na realidade traz à tona a necessidade de retomada das reflexões, estudos e princípios necessários para a composição de uma proposta articulada entre teoria e prática.
Nesse sentido, o estágio em si constitui-se como uma ação que envolve ele-mentos inerentes ao curso e também elementos externos, como a escola e seus per-sonagens, e se apresenta como o lócus privilegiado para a efetiva construção de uma formação que não é espontânea, conforme afirma o Parecer CNE/CP 28/02: “O ser professor não se realiza espontaneamente. Na formação do ser professor, é im-prescindível um saber profissional, crítico e competente e que se vale de conheci-mentos e de experiências”.
As disciplinas de estágio Curricular Supervisionado apresentam objetivos gerais que norteiam seus encaminhamentos, guardadas as especificidades das áreas de trabalho. Na ação coletiva prevista neste projeto e no olhar direcionado de todos os professores envolvidos no curso, tais objetivos encontrarão a formação de um pedagogo ciente de si e da sua profissionalidade, comprometido com sua função social.
O peso atribuído à importância dessa forma de integralização dos estudos relativos à formação de professores se percebe na consistência com que o projeto de-fine as áreas de implementação do estágio, focando e distribuindo as possibilidades de ação na docência e na gestão. Isso se faz de forma a garantir que, nas intermediações com as práticas de ensino e o estágio, todo o sólido referencial teórico constituído ao longo do curso encontre ressonância capaz de formar um profissional consciente de seu papel na sociedade.
Os objetivos gerais das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia da UEPG são os seguintes:
• Possibilitar a reflexão sobre a importância da formação acadêmica profissional e pessoal do acadêmico-estagiário, considerando a sua inserção no contexto da Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e no contexto da Gestão da Educação Básica.
• Viabilizar a apropriação dos subsídios téorico-práticos indispensáveis, que favoreçam a independência, autonomia e criticidade no planejamento, execução e avaliação do estágio de Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Gestão da Educação Básica.
• Garantir a construção coletiva de alternativas teórico-metodológicas para o encaminhamento das problematizações estabelecidas a partir das vivências em campo de estágio.
• Explicitar a importância de sólida fundamentação teórica, na mobilização de competências, habilidades e postura profissional ética.
• Oportunizar situações em que o acadêmico seja levado a estabelecer relações com as disciplinas do curso num processo reflexivo, subsidiado pelos conhe-cimentos teórico-metodológicos vivenciados na disciplina articuladora da série.
• Oportunizar situações de estágio e de discussão e análise das mesmas, com o intuito de que o acadêmico reconheça a importância da atuação do profes-sor e do gestor enquanto profissional que pesquisa e reflete sobre sua própria prática, produzindo e disseminando conhecimentos.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
3º ano – 102 horas
Neste primeiro momento de intervenção no contexto escolar, os acadêmicos estagiários, já tendo se aproximado e problematizado acerca do universo da Educação Infantil nos anos anteriores do curso, definirão, a partir de um processo de investigação e diagnóstico da realidade escolar, elementos para constituir um Projeto de Estágio, no qual sintetizarão as competências, conhecimentos e saberes acumula-dos ao longo de sua formação.
Os eixos de análise e intervenção permanecem vinculados aos propostos na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica, uma vez que o foco do trabalho de compreensão da profissionalidade docente não se altera. Assim, nesta disciplina, os projetos de estágio se consolidarão como ações para refletir, estudar, interferir e rever a própria ação, respeitados os eixos citados, as questões relativas à organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil e suas especificidades.
O aprender a fazer e ser professor da Educação Infantil encontrará respaldo nas mediações em sala de aula e em escolas das redes de ensino, além de integrar-se às disciplinas da série, que articulam e fundamentam os conhecimentos e saberes específicos para esse processo.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM
GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA I
3º ano – 102horas
O Estágio Curricular Supervisionado em Gestão na Educação Básica I se constitui em uma das disciplinas do Curso de Pedagogia que tem como objeto a inserção do acadêmico no contexto de trabalho da gestão escolar na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, prevendo situações de estágio fundamentadas em discussões e análises teóricas com o intuito de que o aluno reconheça a importância da atuação do pedagogo na gestão da escola enquanto profissional que pesquisa e reflete sobre sua prática profissional, produzindo e disseminando conhecimentos.
Para tanto, o Estágio em Gestão na Educação Básica I prevê atividades de observação e participação (que ocorrem concomitantemente) do acadêmico-estagiário no trabalho desenvolvido pela equipe gestora da escola (pedagogo, coordenação pedagógica, direção) e também intervenções na escola-campo de estágio junto aos professores, alunos e pais a partir de uma temática pertinente às problemáticas vivenciadas pela/na escola de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Enquanto pedagogo em formação, as atividades desenvolvidas no estágio em gestão serão desenvolvidas prevendo a observação e reflexão sobre a prática dos profissionais que atuam na gestão da educação básica com o objetivo de oportunizar ao acadêmico experiências significativas no espaço da gestão pedagógica, administrativa e comunitária das instituições escolares.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM
DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
4º ano – 102 horas
Na etapa final da sua formação inicial, e já tendo muito claro os fundamentos e inquietações que dirigem sua profissionalização, uma nova oportunidade de exercitar a docência se coloca aos acadêmicos como um momento de intervenção mais amadurecido e consistente, pois traz consigo a experiência e os referenciais teórico-metodológicos dos anos anteriores.
Os acadêmicos estagiários, já tendo se aproximado, problematizado, interferi-do e avaliado a própria ação docente, definirão, no âmbito dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um processo de investigação e diagnóstico da realidade escolar, elementos para constituir um Projeto de Estágio, no qual sintetizarão as competências, conhecimentos e saberes acumulados ao longo de sua formação.
Os eixos de análise e intervenção permanecem vinculados aos propostos na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica, uma vez que o foco do trabalho de compreensão da profissionalidade docente não se altera. Assim, nesta disciplina, os projetos de estágio se consolidarão como ações para refletir, estudar, interferir e rever a própria ação, respeitados os eixos citados, as questões relativas à organização do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e suas especificidades.
O aprender a fazer e ser professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental encontrará respaldo nas mediações em sala de aula e em escolas das redes de ensino, além de integrar-se às disciplinas da série, que articulam e fundamentam os conhecimentos e saberes específicos para esse processo.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM
GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA II
4º ANO – 102 HORAS
O Estágio Curricular Supervisionado em Gestão na Educação Básica II se constitui em uma das disciplinas do Curso de Pedagogia que tem como objeto a inserção do acadêmico no contexto de trabalho da gestão escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, prevendo situações de estágio fundamentadas em discussões e análises teóricas com o intuito de que o aluno reconheça a importância da atuação do pedagogo na gestão da escola enquanto profissional que pesquisa e reflete sobre sua prática profissional, produzindo e disseminando conhecimentos.
Para tanto, o Estágio em Gestão na Educação Básica II prevê atividades de observação e participação (que ocorrem concomitantemente) do acadêmico-estagiário no trabalho desenvolvido pela equipe gestora da escola (pedagogo, coordenação pedagógica, direção) e também intervenções na escola (campo de estágio) junto aos professores, alunos e pais a partir de uma temática pertinente às problemáticas vivenciadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
As atividades desenvolvidas no estágio em gestão são organizadas tendo em vista oportunizar ao acadêmico-estagiário experiências significativas de coordenação, organização e direção do trabalho escolar junto à equipe gestora da instituição.
Ressalte-se ainda a importância da percepção e análise do entrecruzamento existente nas ações relativas à docência e à gestão educacional no âmbito escolar. Resultará desta constatação a possibilidade de articulação entre projetos e ações pedagógicas decorrentes das disciplinas de Estágio Curricular das duas áreas, que acontecem de forma simultânea. Resultará desta constatação a possibilidade de articulação entre projetos e ações pedagógicas decorrentes das disciplinas de Estágio Curricular das duas áreas, que acontecem de forma simultânea. Este entendimento irá consubstanciar, validar e enriquecer as reflexões da prática pedagógica presentes nos encaminhamentos da pesquisa acadêmica prevista no projeto do curso.